Sobre Nós

O Movimento Zap do Bem nasceu a partir de uma ideia de um grupo de empreendedores, empresários e executivos que, ao se deparar com os efeitos da pandemia da COVID-19 sobre as comunidades mais carentes do país, começou a buscar uma alternativa para não apenas levantar fundos emergenciais de ajuda às pessoas dessas comunidades, mas para fazê-lo de uma maneira que os mesmos pudessem ser distribuídos rapidamente, sem burocracia, sem empecilhos logísticos, e com grande agilidade de operação.

Ao discutir as possibilidades para fazer isso, uma opção apareceu naturalmente como um veículo para distribuir e massificar essa ajuda: o telefone celular. Muito embora as comunidades possuam hoje uma população extremamente vulnerável, com baixíssima renda per capita e com enormes desafios locais de acesso a recursos, baixa alfabetização e baixo nível de bancarização, como em boa parte do país uma ferramenta de inclusão se destaca: o telefone celular. Mesmo que em seus modelos mais básicos, com pouca capacidade de processamento e memória, os “smartphones” de entrada normalmente utilizados por essas populações são essenciais na vida do dia a dia, em particular para as trocas de mensagens. É através dos celulares que a comunidade se mantém conectada, recebe informações, troca notícias e possibilidades e ultimamente consegue manter um canal aberto de inclusão social, econômica e digital.

Discutindo com possíveis apoiadores de uma iniciativa como essa, surgiu então uma possibilidade de utilizar como base da ação uma plataforma digital de meios de pagamentos, inteiramente baseada no uso do aplicativo de mensagens WhatsApp® no celular, que estava sendo desenvolvida pela parceria entre a operadora Oi e a Fintech de meios de pagamento Zap. A solução, extremamente simples e intuitiva, consiste em utilizar uma carteira digital totalmente movimentada pelo WhatsApp®, fazendo com que o celular se transforme em um potente instrumento de bancarização, levando a possibilidade imediata de movimentação de valores, transferências e pagamentos de conta para uma população que em sua maioria nunca teve acesso a contas bancárias anteriormente.

A partir daí surgiu a ideia do Movimento Zap do Bem: uma conta digital inteiramente operada a partir do WhatsApp®, baseada na plataforma da parceria Oi e Conta Zap, que além de segura já opera dentro das normas de meios de pagamento do Banco Central, tendo seus recursos inteiramente custodiados em um dos maiores bancos privados do país, e que funciona com recursos reais, que podem ser utilizados para pagar contas, boletos, fazer transferências ou recarregar créditos de celular.

Com a discussão das possibilidades e o entusiasmo do núcleo inicial de apoiadores, dentre os quais a Oi e a Conta Zap, em um período de pouco mais de 3 semanas, o projeto saiu de uma idéia discutida em uma vídeo conferência a um MVP (Minimum Viable Product) operacional, distribuindo recursos para as famílias da Comunidade de Vergel do Lago, em Maceió, Alagoas.

Para dar tração ao Movimento Zap do Bem, os apoiadores privados da iniciativa fizeram um aporte inicial de R$ 400.000,00, utilizados para as primeiras distribuições de benefícios e para os testes da plataforma com os moradores da comunidade de Vergel do Lago. E para possibilitar que além dos pagamentos de boletos e recargas imediatamente disponíveis para os beneficiados também fosse possível utilizar pagamentos localmente na comunidade, o time do projeto buscou cadastrar na Conta Zap do Bem os principais comerciantes locais, de modo que os mesmos possam aceitar pagamentos por seus bens e serviços a partir de transferências realizadas diretamente pela Conta Zap do Bem dentro do WhatsApp®. Tudo de maneira rápida, simples e eficiente, sem burocracia e com ampla possibilidade de efeito viral de utilização da plataforma de meios de pagamento inteiramente digital, sem a necessidade de utilização de papel moeda.

Com o prosseguimento do projeto, o movimento Zap do Bem se transformou em uma iniciativa organizada, apta a receber formalmente doações de diversos tipos de doadores, sejam pessoas físicas ou empresas, e sempre com a certeza de poder ajudar àqueles que mais necessitam de ajuda emergencial: populações extremamente vulneráveis, de locais extremamente carentes, e que poderão, a partir do celular, ganhar um pouco de esperança financeira e familiaridade com a gestão e uso de recursos no dia a dia. E além de utilizar os recursos assistenciais diretamente em suas comunidades, os usuários do Zap do Bem também poderão interagir com todos os demais usuários da comunidade da parceria entre a Oi e a Conta Zap, fazendo com que o alcance da solução possa ganhar escala nacional rapidamente.